Jornal A Voz da Figueira

Switch to desktop Register Login

A Voz da Figueira

A Voz da Figueira

Deixe-nos a sua opinião

Website URL:

Sob o método então precursor da “cartilha maternal”


É O SEGUNDO JE JOÃO DE DEUS MAIS ANTIGO NO PAÍS E AO LONGO DE 100 ANOS PARTILHOU A SUA “CARTILHA MATERNAL” COM CENTENAS DE FIGUEIRENSES.

Foi em outubro de 1914 que as primeiras crianças entraram no 1.º Jardim Escola (JE) João de Deus e, desde então, passaram por este estabelecimento várias gerações de figueirenses.


Cem anos depois, o JE “assume o legado vivo do Mestre João de Deus, ao mesmo tempo que desenha novos rumos, nesta história escrita numa partilha de amor”. Isso mesmo foi veiculado na cerimónia comemorativa do centenário que encheu, no sábado o grande auditório do CAE, de antigos professores, funcionários e alunos. Todos partilharam a vivência da “cartilha maternal” de João de Deus.

A Figueira da Foz foi a segunda cidade do país a ter um JE João de Deus (Coimbra detém o mais antigo) e hoje é o concelho com mais estabelecimentos João de Deus, nomeadamente com o 1.º na Rua Visconde da Marinha Grande, com o 2.º no Viso e com o de Alhadas.

Excerto da Notícia - Edição de 19 de Novembro de 2014

Homenagem a Alfredo Paredes no próximo sábado

sexta, 21 novembro 2014 11:52 Publicado em Cultura

Espetáculo de fado no CAE


Vai realizar-se no próximo dia 22, às 21H30, no CAE o evento “Homenagem a Alfredo Paredes”.

Em palco estarão os guitarristas José Manuel Bacalhau e Carlos Velez e as vozes de Paulo Barros, Renato Gomes, Piedade Matos, Luís Oliveira, Ricardo Barreto, Mário Cruz, Orlando Charneca, Isabel Sousa, Alcides Matias, Rosarinho e Albertino Moura.

A apresentação estará a cargo de Jorge Almeida e Rosarinho.


Tratam-se todos de fadistas que pertenceram ao grupo Mar e Fados, desde o grupo inicial até á fase final.

De referir que o conhecido guitarrista Alfredo Paredes, que tocava no grupo Mar e Fados, faleceu há cerca de um ano.

Excerto da Notícia - Edição de 19 de Novembro de 2014

Naval: Seis vitórias em oito jogos

sexta, 21 novembro 2014 11:51 Publicado em Desporto

Futebol formação


Uma vez mais os navalistas tiveram um lote de excelentes resultados, com todas as equipas em grande forma. 6 vitórias num total de 8 jogos.


Os Juvenis A e B venceram os seus encontros com resultados folgados No caso dos Juvenis A, realce para os 5 golos conseguidos pelo promissor avançado Pedro Curto, num jogo para mais tarde recordar frente ao Ribeirense. Os Juvenis B receberam o Touring, anterior líder da classificação e como tem sido hábito, não facilitaram, conseguindo uma bela vitória.

Excerto da Notícia - Edição de 19 de Novembro de 2014