Jornal A Voz da Figueira

Switch to desktop Register Login

A Voz da Figueira

A Voz da Figueira

Deixe-nos a sua opinião

Website URL:

Plantar flores, experienciar ser bombeiro ou ofícios tão distintos como o de alfaiate e mecânico, entre outros. Assim foi a vivência dos alunos da EB1 da Marinha das Ondas, na passada sexta-feira, numa iniciativa promovida pela Associação de Pais, que teve lugar no Gimnodesportivo da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Marinhense.

 


Tratou-se do “Atelier das profissões” em que as crianças da EB1 e do pré-escolar puderam não só ver os profissionais, como também experimentar algumas práticas.

Fátima Fernandes, da Associação de Pais, sublinha a importância dos alunos «vivenciarem e experimentarem» as diferentes profissões. Para que conheçam e para mais tarde também as ajudar a decidir um futuro profissional.

E não faltaram experiências diferentes, com a presença da profissão de bombeiro, carpinteiro, mecânico, socorrista, eletricista, alfaiate, jardineiro, guarda, pasteleiro, pintor, florista, costureira, cabeleireira e jornalista. A iniciativa contou com a colaboração dos profissionais das várias profissões, bem como da GNR do Paião, dos Bombeiros Municipais e da Delegação dos Carvalhais da Cruz Vermelha Portuguesa.

O dia encerrou com a pintura do muro exterior da escola, tendo a câmara municipal cedido a tinta e voluntários procederam a esse trabalho. Também os mais pequenos deram uma “mãozinha”. «Vai ser construída uma nova escola, mas não queremos que o atual edifício fique esquecido porque aquela foi a escola primária dos pais e avós dos atuais alunos», frisou Fátima Fernandes.

Excerto da Notícia - Edição de 25 de Março de 2015

Escola Joaquim de Carvalho no pódio

segunda, 30 março 2015 09:37 Publicado em Desporto

Atletismo

No Mega Sprinter em Coimbra

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou, no passado dia 18 de março, na 11ª edição do Mega Sprinter, no Estádio da Cidade de Coimbra, competição integrada nas atividades do Desporto Escolar.

Deslocaram-se a Coimbra 8 alunos, 4 rapazes e 4 raparigas, elementos do Clube de Desporto Escolar, da modalidade de atletismo, acompanhados pelo Professor André Pereira.

Participaram, entre cerca de 1200 alunos de todo o distrito de Coimbra, em todas as modalidades em competição, Mega Sprinter, Mega Salto, Mega Lançamento e Mega Km, tendo trazido duas medalhas para a Escola. 


Na prova de Mega Sprinter, 60m velocidade, no escalão de juvenis, Xavier Rato, aluno do 10º ano, conquistou o 1º lugar, sagrando-se campeão distrital.

Excerto da Notícia - Edição de 25 de Março de 2015

No 2.º e 1.º ciclo


Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás e o Grupo de Trabalho Concelhio da Figueira da Foz para a Rede de Bibliotecas Escolares, promoveram a realização do Concurso Concelhio de Leitura, que desde o ano 2014 passou a incluir a participação, para além de alunos do 2º CEB, de alunos do 1ºCEB da rede pública e também particular. 


A final do 2º CEB contou com a participação de 24 alunos das EB2/3 Dr. João de Barros, EB2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo, EB2/3 Infante D. Pedro, EB2/3 Pintor Mário Augusto e do Colégio de Quiaios, que tiveram de ler “A Porta” de José Fanha e a “História de um caracol que descobriu a importância da lentidão” de Luís Sepúlveda.

Tomás Rodrigues, da Escola Infante Dom Pedro, foi o vencedor. Miguel Carrasqueiro da escola Dr. João de Barros ficou em segundo lugar e Leonor Leite, da escola Infante D. Pedro, em terceiro.

Excerto da Notícia - Edição de 25 de Março de 2015