Jornal A Voz da Figueira

Switch to desktop Register Login

A Voz da Figueira

A Voz da Figueira

Deixe-nos a sua opinião

Website URL:

Para a fé cristã Páscoa é esperança

quinta, 17 abril 2014 10:13 Publicado em Destaques

A Páscoa é um dos capítulos mais marcantes da Fé Cristã, com a paixão, o sacrifício de Cristo e a ressurreição a motivarem nos fiéis momentos de reflexão e de esperança.

A Via Sacra, que lembra o caminho de dor e sofrimento de Jesus desde a condenação no Tribunal de Pilatos até ao Monte Calvário, onde foi crucificado, é um dos momentos relevantes e, este ano, foi dramatizada na Figueira da Foz e em Lavos, comovendo os presentes.

O Cantar às Almas, o ritual da Bênção dos Ramos são também momentos fortes desta quadra que culmina, no domingo, com a celebração da Ressurreição.

Mas, no movimento associativo, há também outras tradições nesta época, como a Serração da Velha, o enterro do bacalhau e a saudosa Queima dos Judas em S. João do Vale. Umas ainda se mantêm bem arreigadas outras foram-se perdendo no tempo.

Em Porto Godinho, na Borda do Campo, um grupo de habitantes de várias idades juntou-se para voluntariamente cantar às almas.


Durante quatro dias percorreram todas as ruas da localidade levando, porta a porta, a tradição. Deixam um bem-haja a toda a população que mais uma vez se mostrou muito empenhada e recetiva.

Excerto da Notícia - Edição de 16 de Abril de 2014

Jovens querem implementado na Ilha da Morraceira


O anúncio da ideia vencedora teve lugar no CAE, esta segunda-feira, no final do Seminário “A importância Estratégica da Economia do Mar”, onde se ficou a conhecer também outros dois projetos merecedores de Menções Honrosas, nomeadamente o DODO CORK BOARS, promovido por Fernando Simões, que vai produzir pranchas de bodyboard de skate e de surf com cortiça, e o projeto DEFUMAGEM DE PEIXE, promovido por José Pinto, que visa aproveitar o peixe que não tem saída em lota através da arte de defumar.


Foram 30 as candidaturas recebidas (68% de participantes com residência na Figueira), a maioria visando as áreas de turismo e lazer; pesca, aquicultura e indústria do pescado, mas também projetos na área da construção e reparação navais, indústria; extração de sal marinho e outros setores ligados ao mar. «Estamos satisfeitos com a participação neste concurso onde se pretendia que a criatividade pudesse explorar melhor o imenso potencial de oferta que temos nesta área ligada ao cluster do mar. Potencializar o que temos foi o que nos moveu», sublinhou o presidente da Câmara Municipal, a quem coube a revelação dos premiados.

Excerto da Notícia - Edição de 16 de Abril de 2014

A equipa 7Visions, do Projeto de Empreendedorismo da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, participou na passada semana, no International Student Company Festival, que decorreu em Riga, Letónia, onde apresentaram o seu projeto “Frolley – the follow me trolley” (um trolley de viagem que segue o utilizador de forma autónoma).


Foi a primeira vez que uma escola portuguesa se fez representar neste, que se vem afirmando como um dos maiores eventos do empreendedorismo nas escolas, no universo europeu. André Reveles, Joel Godinho, João Neves, Gonçalo Cardoso, Jorge Fonseca, Rúben Adão e a professora Isabel Maria Esteves foi então a equipa figueirense presente nesta edição que contou com mais de 85 equipas, num total de 550 participantes, em representação de 15 países.

Excerto da Notícia - Edição de 16 de Abril de 2014