Jornal A Voz da Figueira

Switch to desktop Register Login

A Voz da Figueira

A Voz da Figueira

Deixe-nos a sua opinião

Website URL:

As 100 maiores empresas

quinta, 17 julho 2014 16:35 Publicado em Destaques

A Voz da Figueira dedica a edição de hoje ao tecido empresarial do concelho. Um tecido donde sobressai a fileira do papel, com as celuloses a ocuparem o pódio no ranking das melhores empresas. Mas, num contexto regional, destaque também para as casas ligadas ao setor do turismo.

A Figueira mantém-se como o grande polo industrial no distrito e aproveitar ao máximo o próximo Quadro Comunitário de Apoio é a mensagem deixada aos empresários.

Entrevista ao Presidente da Câmara

V.F. - Que avaliação faz ao tecido empresarial do concelho?

J.A. - Creio que, em face das circunstâncias de grave crise que a economia portuguesa atravessou e ainda atravessa, a avaliação à malha empresarial do concelho não pode deixar de ser muito positiva. As nossas empresas suportaram muito bem as dificuldades e, com uma exceção, não houve qualquer encerramento de unidades produtivas significativas. É importante, a este respeito, registar que a Figueira da Foz mantém-se e consolida-se, de acordo com os últimos dados disponíveis, como o grande polo empresarial do distrito. No elenco das mil empresas do distrito havia 167 empresas com sede na Figueira da Foz (a 2ª posição distrital, logo atrás de Coimbra) mas, a este conjunto de empresas correspondia um volume de faturação de cerca de 2,1 mil milhões de euros (a 1ª posição distrital). Na indústria transformadora em especial, a posição de liderança do concelho no plano distrital é mais evidente, havendo um total de 6 unidades localizadas na Figueira da Foz nas 10 primeiras empresas daquele setor. Se tomarmos apenas o valor que referi (os 2,1 mil milhões de euros) deixando, portanto, de fora, uma imensidão de pequenos negócios conclui-se que a Figueira da Foz, sendo um espaço onde habitam cerca de 0,6 % dos residentes em Portugal consegue gerar muito perto de 1,3 % do Produto Interno Bruto, um desempenho assinalável no contexto nacional.

 


Aquele conjunto de dados, permite compreender que, mau grado alguns constrangimentos que subsistem, o concelho mantém uma posição sólida no que toca ao dinamismo empresarial e, genericamente, julgo que a Figueira da Foz se cota, a nível nacional, como um território com ambiente propício para que prosperem os mais variados negócios.

Cumpre também assinalar o esforço que as organizações associativas das empresas e empresários – como a ACIFF ou o Conselho Empresarial do Centro - têm vindo a fazer nos mais diversos domínios, tendo em vista a crescente capacitação das empresas para melhor enfrentaram as crescentes exigências que lhes são colocadas.

Excerto da Notícia - Edição de 16 de Julho de 2014

Enchente e grande animação no Maior Sunset de Sempre

quinta, 17 julho 2014 16:33 Publicado em Eventos

Organização avança que ultrapassaram as 60 mil pessoas


Milhares de braços no ar, vozes em uníssono, corpos ondulantes embalados pelo ambiente do “RFM SOMNII – O Maior Sunset de Sempre”, assim se viveu este evento que «superou expetativas» e, em dois dias (sexta e sábado), trouxe à Praia do Relógio «mais de 60 mil pessoas», conforme divulga a organização.


No areal da Figueira da Foz, onde a RFM montou uma verdadeira praia de música eletrónica, com uma área total de 24.000 m2, atuaram ALESSO, que levou ao rubro os presentes, DVBBS, W&W, CÉDRIC GERVAIS, SICK INDIVIDUALS, ALVARO & MC KC JONES, o mais requisitado DJ português PETE THA ZOUK, THOMAS NEWSON, JOEY DALE e os DJS RFM António Mendes, DJAY Rich e André Henriques.

Em palco estiveram Joana Cruz, Mariana Alvim e Carolina Camargo que apresentaram todos os DJ e asseguraram reportagens ao longo da edição, enquanto no recinto a equipa da RFM transmitiu para Portugal as emoções de mais de 60.000 pessoas.

Excerto da Notícia - Edição de 16 de Julho de 2014

Professores do Agrupamento de Escolas Figueira Mar estiveram presentes no “eSkills for Jobs 2014”, organizado pelo Centro de Competência TIC-Softciências (CCTIC - Softciências) - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.


Na abertura da reunião, os representantes da DGestE e CCDRC referiram a importância das eSkills na sociedade atual e o coordenador do CCTIC Softciências fez uma apresentação do projeto, referindo a sua importância e o papel, cada vez maior, das TIC na educação dos jovens, quer como ferramenta da própria educação, quer na sua preparação para os desafios que no futuro lhes serão apresentados.

Excerto da Notícia - Edição de 16 de Julho de 2014