Jornal A Voz da Figueira

Switch to desktop Register Login

A Voz da Figueira

A Voz da Figueira

Deixe-nos a sua opinião

Website URL:

Entidades realçaram a importância científica e a mais-valia turística


O “Golden Spike” no Cabo Mondego identifica-o como a melhor representação do andar bajociano do Jurássico. Uma importância geológica de relevo, a que se junta todo um potencial educacional e geoturístico a ser explorado.

Trata-se de uma «referência internacional na geologia de todo o mundo» e há necessidade da comunidade «perceber a importância do sítio». Considerandos de Santley Finney e Stephen Hesselbo, responsáveis da Comissão Estratigráfica do Jurássico da União Internacional de Ciências Geológicas, acerca do Cabo Mondego, no domingo, data em que as falésias da Murtinheira receberam o “Prego de Ouro”, (GSSP – Global Stratigraphic Section and Point), que assinala aquele como o único local do mundo que corresponde à base do andar bajociano (há 176 milhões de anos).


A cerimónia contou com a presença de figuras internacionais e nacionais, como o presidente do Comité Nacional para o programa Internacional de Geociências Abreu Sá, responsáveis da UNESCO, da Universidade de Coimbra, do ICNF, entre outros.

Excerto da Notícia - Edição de 27 de julho de 2016

5as de Leitura regressam a 15 de setembro

Uma conversa tão heterogénea que começou no futebol e terminou no amor. Foi assim o encontro dos figueirenses com o médico psiquiatra Júlio Machado Vaz nas “5.as de Leitura”, sessão que decorreu no Museu Municipal e que teve como anfitrião o vereador da Cultura e Vice-presidente da Câmara Municipal, António Tavares.


Ainda no “rescaldo” da euforia do título de Campeões Europeus de Futebol, Júlio Machado Vaz partilhou a sua leitura do jogo da final, a partir da lesão de Cristiano Ronaldo, quando acontece «o episódio que é a tentação de qualquer psicólogo ou psiquiatra, que num filme seria considerado forçado e que, na realidade, aconteceu: o melhor jogador, lesionado, resiste, chora, recebe o alento de uma borboleta, acaba por capitular e renasce, depois, como treinador de uma equipa que, de patinho feio, passa a cisne», ilustrou, reconhecendo que esta vitória fez bem ao espírito nacional.

Excerto da Notícia - Edição de 27 de julho de 2016

Portugal Rowing Tour é apresentado amanhã

quinta, 28 julho 2016 09:43 Publicado em Desporto

A edição deste ano do PORTUGAL ROWING TOUR vai ser apresentada amanhã, quinta-feira, pelas 12 horas, numa Conferência de Imprensa no Hotel Convento da Sertã, na qual estará presente Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro Portugal, entidade que patrocina o evento.


Esta 12ª edição do Circuito Náutico Turístico promovido pelo Ginásio Clube Figueirense, terá lugar de 11 a 14 de agosto, nas albufeiras de Castelo de Bode e do Cabril, no rio Zêzere.

Excerto da Notícia - Edição de 27 de julho de 2016